14 fatores fundamentais no aprendizado de uma nova língua (parte 1)

Resolvi compilar aqui 14 fatores que influenciam no seu aprendizado. Alguns deles são originais, resultado da minha experiência como professora, e outros adaptei de outros autores. Outros ainda vieram de conversas com quem se tornou fluente em outra língua. Alguns destes fatores já abordei em outros posts.

Esta é a primeira parte de uma sequência de posts sobre o assunto.

Por que tanta gente é incapaz de aprender ainda que um mínimo de inglês depois de estudar durante tantos anos?

Esta é a pergunta de um milhão de dólares. E a resposta envolve uma série de atitudes que fazem toda a diferença entre quem aprende e quem fica enrolando durante anos sem conseguir progredir.

Todos eles são bem simples, mas não são tão fáceis de dar conta. São difíceis porque implicam em uma mudança de atitude da parte de quem está aprendendo. E também porque você precisa fazer tudo isso durante muito tempo, anos até – o tempo que for necessário pra aprender a língua.

1. Assumir a responsabilidade pelo aprendizado

Isso já foi falado aqui. Você é responsável pelo seu sucesso. Ninguém mais. E também é responsável pelo seu fracasso. Pare de culpar a escola, o professor, o material, a falta de tempo, o cansaço, sua falta de jeito pra coisa, sua falta de dinheiro.

E você precisa se envolver no aprendizado. Parece estranho sugerir isso, mas há pessoas que estudam inglês como se o resultado não dependesse delas. ‘Ah, eu tentei, mas não virou’.

Se não está ‘virando’, a culpa é sua. Pergunte-se o que você está fazendo de errado e mude.

2. Manter-se motivado durante o processo todo

Geralmente começamos nossa jornada no inglês muito motivados. É fácil, não é? Livro novo, caderno novo, escola nova… Talvez você até tenha comprado um tablet pra te ajudar a aprender. E o progresso logo aparece, o que nos motiva ainda mais.

Mas lá pela terceira semana, a empolgação esfria e você começa a pular seu estudo diário. Logo, passa uma semana sem tocar nos cadernos. Depois, ir pra aula passa a ser um sacrifício e você começa a faltar. Logo, você entra naquela rotina de só ir pra aula. Seu progresso diminui drasticamente e você não consegue se motivar a estudar. O próximo passo é parar com o inglês. Esse ciclo acaba se repetindo um tempo depois quando você decide voltar pro inglês. E você nunca consegue sair do lugar.

Você precisa achar um jeito de manter-se motivado o tempo todo. Talvez não seja realista esperar a empolgação da primeira semana, mas você precisa motivar-se o suficiente pra pegar no material pelo menos 3 vezes por semana.
(prometo no futuro escrever sobre estratégias específicas pra te manter motivado no seu estudo do inglês).