Aulas são importantes

Estava conversando com um aluno outro dia sobre como temos uma noção totalmente equivocada sobre o que é assistir uma aula.
Me lembro que quando estava em Chicago (no programa de doutorado em etnomusicologia da Universidade de Chicago) eu tinha aulas das 9 da manhã ao meio dia. E eram aulas tão intensas que eu chegava em casa e não conseguia nem comer de tão exausta. Era comum eu chegar em casa e ir direto pra cama dormir por pelo menos 2 horas. Também costumava ter enxaquecas depois das aulas.
Por que esse estresse todo? Porque eram três horas de muita atividade mental. Não dava pra desligar nem um minuto porque senão você perdia as discussões. Não era chegar na aula e relaxar. Aulas eram momentos de intensa atividade intelectual e isso é incrivelmente cansativo.

Nossa noção de aula é outra. Encaramos a sala de aula como um momento pra relaxar, pra desligar de tudo e ajudar a descansar. Se você parar pra pensar, não é meio como assistir um filme? Você prepara a pipoca e espera ser entretido por duas horas. Sua única preocupação é se vai ser divertido ou não.

Se você encara sua aula de inglês assim, você está deixando de usar uma ferramenta incrível para melhorar seu inglês. Aulas exigem preparo e concentração total para renderem o máximo.