Como escolher um professor (parte 2)

Seu professor deve ser uma pessoa informada e que conhece sobre muitos assuntos.

Estudar inglês não é um fim em si mesmo. Você estuda inglês para ter acesso a um mundo de informações, entretenimento, conhecimento, etc. Por isso, saber conversar sobre muitos assuntos é fundamental para um professor de inglês.

Seu professor tem que ser uma pessoa que lê muito em inglês e que usa extensivamente a internet pra se atualizar. Tem que saber o que está acontecendo no mundo em termos de notícias, entretenimento em geral, filmes, músicas e livros.

Será melhor ainda se ele souber levar uma conversa sobre assuntos de diferentes áreas do conhecimento como economia, história, psicologia, literatura, tecnologia, política, etc. Não há como saber tudo, claro. Mas tem que ser capaz de conversar um pouquinho sobre isso tudo.

Também ajuda se ele for uma pessoa que viajou ou viaja frequentemente. Especialmente na hora de passar para o aluno as diferenças e peculiaridades no uso da língua em diferentes culturas e países.

Esse conhecimento também é importante para que ele tenha um repertório de situações, histórias de onde lançar mão pra criar exemplos e fazer com que a língua seja mais viva e mais próxima de você.

Só dessa forma, ele vai conseguir tornar a aula mais interessante ou falar de assuntos que são relevantes pra você.