Como foi meu progresso este ano?

Fim de ano é um tempo — pra algumas pessoas — de avaliar seus sucessos e fracassos no período que se encerra e planejar o que se quer fazer para o ano que começa.

Por isso gostaria de te sugerir uma ideia simples para você avaliar seu inglês e ter uma boa noção a respeito do seu progresso no período de um ano. Vai funcionar mesmo no ano que vem, quando você repetir o exercício e comparar com o resultado que teve agora.

É um exercício simples que, se feito com empenho, vai te dizer muito sobre a quantas anda seu inglês.

Primeiro, arrume um jeito de gravar sua voz e guardar essa gravação. Você pode usar um gravador mesmo. Ou pode usar seu computador. Seu smartphone também tem a opção de fazer gravações.

Agora imagine que você precisa falar sobre um assunto genérico por uns dois minutos. Escolha um assunto que seja fácil de falar mesmo em português. Pode ser uma auto-apresentação, onde você fala do que faz, do que gosta, da sua família, se descreve um pouco e fala peculiaridades sobre si mesmo. Você também pode falar de uma pessoa ou lugar favoritos, ou ainda algo que você goste de fazer, explicando também porque gosta. Faça um roteiro dos itens que vai incluir e ensaie uma vez. E grave logo em seguida.

Em um ano, faça a mesma coisa e compare as gravações. Você fez alguma coisa diferente? Falou com mais desenvoltura? Falou mais rápido? Incluiu mais informações? Usou um vocabulário mais rico? Conseguiu ser mais preciso nas coisas que queria dizer?

Se houve diferença para melhor, este foi seu progresso no ano. Se a coisa toda ficou mais ou menos do mesmo jeito, seu inglês não mudou muito.