Como saber se estou falando errado?

É difícil descobrir por si só se há algo errado com seu jeito de falar inglês. Mas aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo a ter uma ideia de a quantas anda sua capacidade de se comunicar oralmente:

  • A pessoa pede que você repita palavras ou expressões com frequência. Isso pode indicar problemas de pronúncia. Pode ser também que você não tenha confiança e tenha uma tendência a falar baixo demais.
  • A pessoa não entende o que eu digo num primeiro momento e eu geralmente preciso reformular minhas ideias pra que me entendam. Isso pode indicar que há problemas na organização das suas ideias. Pode ser que você esteja muito preso à sua forma de pensar em português e esteja simplesmente traduzindo do português para o inglês. O resultado é um amontoado de palavras do inglês que, quando juntas, não fazem sentido para um falante nativo (este é o famoso ’embromation’).
  • Preciso recorrer muito a gestos e ajudas não verbais para me fazer entender. Não há problema em usar gestos para se comunicar. O problema é depender deles porque não estamos conseguindo nos expressar com as palavras.
  • Meu interlocutor com frequência sugere palavras diferentes das que eu uso. Isso pode significar problemas no uso do vocabulário, na sua escolha de palavras. Possivelmente você não está familiarizado com expressões idiomáticas ou collocations (combinações de palavras).

Se estas coisas estão acontecendo com você, peça a um professor ou alguém que saiba bem inglês pra te dar uma opinião sobre seu jeito de falar. Procure corrigir os erros para se fazer entender melhor.