Como usar o Twitter pra aprender inglês

Twitter é uma rede social  que funciona como um microblog, onde as pessoas podem postar mensagens de até 140 caracteres. Aqui há um videozinho explicando melhor como ele funciona (e está em português!).

Você cria um perfil escolhendo um nome e uma senha em twitter.com.

A partir daí é só começar a adicionar pessoas à sua rede. Diferentemente do Facebook, ninguém precisa aceitar você como amigo. Basta clicar e você já está acompanhando o que a pessoa posta.

A grande vantagem do Twitter pra quem está aprendendo inglês é que as mensagens são curtinhas. É muito mais fácil tentar entender 140 caracteres do que um texto inteiro.

Leva tempo pra que o seu Twitter se torne realmente interessante porque tudo depende das pessoas que você está acompanhando. Então vale a pena gastar um tempo procurando pessoas interessantes pra seguir.

Algumas dicas:

1. Pesquise gente nova pra seguir. Tem muita coisa boa no Twitter (muita porcaria também). Como estou focando em usar o Twitter pra melhorar seu inglês, sugiro que você siga:

  • Gente que ensina inglês e que que posta sobre aprender e estudar inglês (dicas, aulas, blogs, curiosidades, vídeos sobre o assunto).
  • Gente que estuda inglês e que também posta sobre isso (compartilhando dicas, as dificuldades e as coisas boas de estudar outra língua).
  • Falantes nativos do inglês que você admira como músicos, atores, esportistas, comediantes, por exemplo. É bem legal poder acompanhar o que seu ídolo anda fazendo. E simplesmente ler o que essa pessoa escreve já vai melhorar seu inglês.
  • Escolas ou instituições que twitam sobre aprender inglês.
  • Empresas ou até produtos que te interessam.
  • Profissionais de destaque da sua área (aqueles que twitam em inglês).
  • Pessoas com interesses comuns (hobbies, por exemplo).
  • Amigos, claro. Porque é sempre geralmente divertido saber o que eles estão fazendo.
  • Você pode encontrar perfis que twitam sobre determinado assunto usando a função de busca avançada do Twitter. Lá você pode escolher twits e perfis de acordo com palavras-chave, a língua e o lugar em que a pessoa mora.
  • Se você não tem ideia de quem seguir, pode começar com @cupofteabr que é um perfil voltado pra quem estuda inglês. Você pode também tentar seguir alguns dos perfis que @cupofteabr segue.

2. Leia os twits em inglês. Mas tenha em mente que as pessoas tendem a usar um inglês mais conversacional nesta rede. Este tende a ser diferente do inglês dos seus livros-textos porque é o que todo mundo usa (cheio de expressões idiomáticas e phrasal verbs, por exemplo).  Às vezes as pessoas usam abreviações como se usa em torpedos e você pode levar um tempo pra se acostumar. Mas esse inglês informal e natural é a melhor parte do Twitter.

3. Escreva e poste seus twits. Não se preocupe em ser perfeito. Mas seja conciso. Escreva coisas simples, mas poste uma coisinha ou outra a cada dia. Com o tempo, vai ficar mais fácil. Você também pode retuitar (re-postar o que alguém postou) coisas que achar interessantes.

4. Compartilhe links interessantes. Achou um blog ou reportagem que te chamou a atenção? Compartilhe no Twitter.

5. Conecte com seus amigos. A DM (direct message) te permite mandar uma mensagem privada para as pessoas que seguem você.

6. Personalize seu perfil com uma foto bacana e uma bio interessante em inglês.