escrita: use seu celular pra melhorar

O único modo de aperfeiçoar sua escrita em inglês é escrevendo. E, preferencialmente, tendo alguém pra revisar o que você escreve.

Mas acredito que o simples fato de periodicamente por coisas no papel (ou tela) já ajuda a melhorar sua capacidade de escrever.

Mas quem acha tempo pra fazer tarefas por escrito nestes dias tão corridos?

Uma solução que tenho encontrado – e sugerido aos meus alunos – é forçar-se a escrever um pouquinho todos os dias. Só algumas frases mesmo. Sentar pra escrever uma redação em inglês pode ser impossível na correria do dia a dia. Mas umas poucas frases? Você consegue achar tempo pra isso.

Então sugiro que me escrevam um email ou um texto curto toda semana. O segredo está em fazê-lo constantemente.

Como gosto de explorar novas tecnologias, transferi essa tarefa diária pro meu celular e tenho usado um aplicativo chamado Day One.

A vantagem é que o celular está sempre comigo, então nunca posso reclamar de falta de tempo.

Este aplicativo funciona como um diário que você pode incluir fotos, links, hashtags, calendário. Custa 10 dólares mas se é caro pra você, há opções de aplicativos gratuitos.

O importante é a ideia de ter um meio que te permita anotar seus pensamentos ou coisas que te aconteceram no dia. E você pode escrever qualquer coisa.

Você pode fazer deste aplicativo um diário secreto (pra reclamar de quem bem entender, por exemplo). Ele inclui a possibilidade de usar senha, então só você terá acesso ao que escreve. Você também pode anotar seus planos e tarefas (e usá-lo como uma agenda ou to-do list). Você pode ainda usá-lo comentar coisas que lê, filmes que assiste, conversas, assuntos de escola e do trabalho. Ou ainda pra anotar coisas interessantes que te acontecem no seu dia.

Enfim, você pode escrever o que quiser. O importante é escrever. E escrever sempre.

Experimente. Tem funcionado muito bem pra mim e pra alguns alunos meus.