Ouvindo por longos períodos

Falei anteontem sobre a necessidade de se treinar conversas mais longas em inglês, onde a pessoa se mantém pensando e falando em inglês por períodos maiores de tempo.

O mesmo vale para sua capacidade de ouvir inglês por mais tempo. No começo não conseguimos ouvir inglês sem o hábito de traduzir para o português. Mas numa situação real de comunicação não há tempo pra isso.

Ao ouvir alguém contando uma história em inglês você não tem tempo pra traduzir porque a pessoa continua falando e você precisa acompanhar o discurso em tempo real, à medida que ela vai falando.

De novo, no mundo real não é como a pergunta que o professor faz e espera pacientemente que você processe o que ouvir, planeje a resposta e responda.

Como fazer isso?

Pra quem está começando o segredo está em começar com áudios adaptados para os níveis mais elementares porque são falados mais devagar e o vocabulário é controlado. Seu livro texto tem esse tipo de áudio. Aqueles livros de histórias que vêm com a versão em áudio e são divididos por níveis são excelentes opções também. Gaste muito tempo com esse tipo de áudio.

À medida em que se familiariza com este formato, você pode aumentar o nível de dificuldade até que consiga seguir uma história mais longa ininterruptamente (como assistir um documentário na TV, acompanhar um diálogo mais longo, ouvir um audiobook).

De novo, é um treino. E quanto mais cedo você começar a desenvolver esta habilidade, mais cedo vai dominá-la. Ouvir muito tem que ser parte da sua prática diária do inglês.