Uma vantagem da aula particular

Há uma característica da aula particular (entre o professor e apenas um aluno) que é muito importante e que é praticamente impossível de reproduzir numa sala com vários alunos.

Trata-se da possibilidade de fazer o aluno contar uma história mais longa e falar inglês – sem ser interrompido – por um período maior de tempo.

Veja bem. No contexto de sala de aula normal, o professor faz uma pergunta ao aluno, este responde e o foco passa para o próximo aluno. O primeiro aluno fica então livre pra voltar a pensar em português e ‘se desligar’ da aula. Afinal, o professor já teve sua resposta e está se ocupando agora com outra ‘vítima’.

Numa aula particular, o professor pode continuar a conversa com o aluno, forçando-o a ficar focado no assunto e pensando continuamente em inglês por um período mais longo. Isso não é nada fácil e exige muito treino.

Por que isso é importante? Porque na vida real, as interações vão acontecer desse jeito.

Quando for fazer uma apresentação em inglês, você vai ter que falar ininterruptamente por vários minutos e não simplesmente responder uma pergunta e se desligar do assunto. Quando você for contar uma história, seu interlocutor vai lhe fazer perguntas. Você não vai ter a opção de se desligar da conversa e ‘descansar’ do esforço de pensar em inglês.

E essa capacidade de se manter pensando e interagindo em inglês exige treino. Algo que só uma conversa individual com outra pessoa pode gerar.